COLUNA C&T

Sexto estado da matéria

Depois dos sólidos, líquidos, gases, plasma e o condensado de Bose-Einstein (criado em 1995), foi criado o sexto estado da matéria: o condensado fermiônico. O feito foi realizado por pesquisadores do laboratório JILA, EUA. Férmions constituem uma classe de partículas com spin semi-inteiro, como os elétrons, prótons e nêutrons. Os pesquisadores empregaram feixes de laser para aprisionar uma pequena nuvem de átomos de potássio, aplicando um campo magnético e resfriando-os a uma temperatura de apenas 50 bilionésimos de um grau acima do zero absoluto (-273,16o C). Normalmente os férmions repeliriam uns aos outros, mas nesta situação especial os átomos se acoplaram aos pares, criando o chamado condensado, em que todos se comportam de forma coerente, como se fosse uma onda. Com isso foi produzido o que acontece num material supercondutor, em que a atração entre os elétrons a baixas temperaturas produz um estado supercondutor.  É na verdade um condensado de Bose-Einstein, mas feito de pares de átomos. A nova descoberta será útil para entender melhor o fenômeno da supercondutividade e poderá ajudar no objetivo da obtenção desta propriedade em sólidos à temperatura ambiente. O trabalho foi publicado na revista Physical Review Letters, volume 92, número 4, de 30 de janeiro, artigo número 040403 (http://prl.aps.org). 

Golpe nas FAP’s

Depois do golpe na Faperj do RJ (veja a coluna no 255 de 16/12/03), veio o do Mato Grosso. No apagar das luzes de 2003, em 26 de dezembro, o Legislativo do Mato Grosso aprovou uma emenda constitucional mudando a lei anterior, cortando os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) de 2% para 0,5% da receita líquida do ICMS do estado. Paulo Teixeira de Sousa Jr., pró-reitor de Pesquisa da UFMT escreveu para o JC e-mail no 2443: “Foi um golpe em um estado que deve todo o seu recente desenvolvimento às novas tecnologias de plantio no cerrado, sem as quais estaríamos ainda vivendo em situação de completa carência. Portanto, aqui, mais do que em qualquer outro local, está comprovado que investir em C&T dá retorno. É só vermos – para não falar da soja – a questão do algodão – há cerca de dez anos quase nada produzíamos. Em pouco tempo, passamos para a vanguarda nacional, com um produto competitivo em nível internacional, tudo isso graças a investimentos em pesquisa de cotonicultura, feitos durante o governo anterior. Cortar os recursos destinados a C&T é, portanto, matar a galinha dos ovos de ouro; é andar na contramão da história”. Minha pergunta: em que estado será aplicada a próxima tunga na C&T?

Ciência na Avenida do Samba

A parceria entre carnavalesco Paulo Barros e a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, gerou o tema para o carnaval deste ano da escola de samba carioca Unidos da Tijuca. A idéia surgiu em 2003, quando o carnavalesco participou de um evento na Casa da Ciência sobre a arte de Portinari. Numa conversa com os pesquisadores sobre o papel da ciência, surgiu a idéia de fazer um carnaval sobre o tema. Seis meses de trabalho conjunto entre Barros e os pesquisadores, resultou num enredo que aborda os sonhos do homem que se transformaram em descobertas científicas e os que ainda parecem impossíveis. Serão 28 alas, que apresentarão grandes avanços e descobertas que marcaram a história da ciência, desde a época da alquimia, passando pelas “maravilhosas máquinas de voar” e a energia elétrica, até chegar nas viagens espaciais, na descoberta do DNA e na clonagem. A escola desfila na Marquês de Sapucaí à meia noite do domingo de carnaval, dia 22 de fevereiro. O sonho da popularização da ciência acontecerá numa escala e forma nunca antes imaginada no país.

O sonho da Criação

O samba-enredo de título “O sonho da Criação, a Criação do Sonho – A Arte da Ciência no Tempo do Impossível”, tem a seguinte letra: “Nessa máquina do tempo, eu vou / Vou viajar...(com a Tijuca te levar)/ À era do Renascimento/ De sonhos e criação/ Desejos, transformação/ Acreditar, desafiar/ Superar os limites do homem/ Brincar de Deus, criar a vida/ Querer voar e flutuar/ É tempo de sonhar.../ É tempo de alquimia/ Querer chegar à perfeição/ Com tecnologia/ Na arte da ciência/ A busca continua/ Na luta incessante para vencer o mal/ E no vaivém dessa história/ O velho sonho de ser imortal/ Profecia, loucura, magia/ A vontade de explorar/ A Lua, a terra e o mar/ Pro futuro viajar, eu vou/ Mistérios que ainda quero desvendar, levar/ O destino é quem dirá/ O amanhã, como será/ Sonhei amor e vou lutar/ Para o meu sonho ser real/ É a Tijuca, campeã do carnaval.

                                                                                                                        VOLTAR